Website, você precisa de um!
Atualmente, ter um site é tão ou mais importante quanto um cartão de visita ou até mesmo a fachada de uma loja física, pois esse espaço na web é a apresentação da sua marca ou empresa para milhares de pessoas diariamente. isso vale tanto para empresas novas que estão iniciando suas atividades e procuram ser conhecidas, quanto para empresas já consolidadas que buscam maior visibilidade resultando em novos clientes e negócios. é importante lembrar que um website tem a mesma relevância para o seu cliente quanto o espaço físico de sua empresa, pois é com ele que você irá transmitir a maneira que deseja ser visto, passando a segurança e credibilidade do seu negócio por meio do primeiro acesso à sua página.
O que um website deve possuir para ser funcional?
é muito importante que o website passe credibilidade e confiança ao seu cliente, então use esse espaço com informações institucionais sobre a sua empresa, como a história, missão, visão, valores, endereço, fotos e dados de contato. Apresente de forma clara e direta o que sua empresa faz e o que ela prioriza, deixando claro quais são seus diferenciais de mercado com relação aos concorrentes. Seu website, além de um espaço na web, deve ser uma ferramenta que apresente e convença seu futuro cliente a contratar ou comprar seus serviços e produtos. A linguagem utilizada na web deve ser de fácil acesso, clara, rápida e direta. isso vale também para redes sociais. Porém, aproveite a interatividade que a internet oferece para inserir dados mais complexos e técnicos, caso seu cliente queira aprofundar conhecimentos sobre seu negócio ou empresa. Tome cuidado com a forma com que este conteúdo será transmitido ao internauta, pois um site confuso e poluído não irá prender a atenção de quem está navegando. Assim como a navegabilidade, o layout tem sua importância, pois ele é a “cara” do seu site. ele deve ser desenvolvido de acordo com a imagem e o público alvo da sua empresa. desenvolver o site com tecnologias atuais e modernas é outro ponto muito importante, pois auxilia no posicionamento em mecanismos de buscas, facilitam a experiência do seu usuário ao navegar e proporcionam diferenciais sobre seus concorrentes. Além disso, permitem ferramentas mais competitivas que poderão facilitar a sua vida, como por exemplo um painel de controle que gerencia o conteúdo do site, possibilitando fazer atualizações de conteúdo sem a necessidade de pagar um profissional da área.
Redes Sociais substituem um website?
Atualmente, existem diversas redes sociais para todos os gostos e áreas. Sendo assim, a grande pergunta é: se minha empresa já tem um perfil em redes sociais, preciso desenvolver um website para ela? A resposta é que cada caso é um caso, pois cada rede, sistema, site e mídia atinge a um público diferenciado e específico, bem como assumem funções diferentes. Sempre leve em conta que ao entrar em uma rede social sua empresa estará invadindo o espaço pessoal do internauta e, possivelmente, sendo invasiva. Por este motivo tente evitar abordagens muito comerciais e forçadas. Já em seu website, o espaço é da sua empresa e o internauta estará lá por sua própria decisão, então você poderá ser tão comercial e persuasivo quanto desejar.
Cuidados que você precisa ter no desenvolvimento da sua página web
Cada ponto mencionado acima deve ser pensado, estudado e planejado para garantir que seu website se torne uma ferramenta que impulsione seus negócios, empresa e marca. Portanto, tome muito cuidado ao escolher os profissionais que irão desempenhar estas tarefas pois estará confi ando a eles a imagem da sua empresa. Promessas de resultados milagrosos, prazos muito curtos, preços abaixo do mercado e “o sobrinho de um primo de um amigo meu também faz” são negociações de alto risco para você e sua empresa.
Esta matéria foi publicada na revista Yupi edição nº 8 em Abril de 2015.